IVA e-commerce na UE: PHC CS preparado para responder

Desde 1 de julho de 2021, o pagamento de IVA do e-commerce na UE, referente a esta atividade comercial transfronteiriça entre empresas e consumidores é obrigatório.

Uma medida que abrange todos os intervenientes do e-commerce – lojas online, canais de venda online, consumidores finais da UE e serviços postais e de entregas – e que obriga ao seu registo eletrónico no One Stop Shop (OSS ou Balcão Único), do Portal das Finanças.

As empresas que ultrapassem o valor de 10.000€ em vendas, para consumidores finais da União Europeia, devem faturar com a taxa de IVA do país de destino do bem e, para isso, devem ainda efetuar, em qualquer altura, o respetivo registo no Balcão Único.

O PHC CS garante o cumprimento da regulação do IVA no comércio eletrónico em território da União Europeia.


E-commerce: novas oportunidades, novos mercados

O comércio eletrónico tem hoje uma importância como nunca teve, é explorado com negócios que nunca tinham experimentado este canal e, frequentemente, encarado como a única solução para a sobrevivência de uma empresa. Há consumidores que raramente compravam na Internet e que hoje o têm completamente integrado no dia-a-dia, transformando-se em clientes cada vez mais exigentes e informados.

Uma loja online permitirá chegar a clientes em todo o mundo através de uma loja aberta 24/7 e, ao reduzir a cadeia de valor através da diminuição do número de intermediários, alcançar preços mais competitivos. Ela pode estar mais próxima do que pensa, até porque sabemos ser possível integrar a sua loja online com um ERP que faça aumentar as vendas e ganhar produtividade.

O PHC CS tem uma solução de e-Commerce integrada que lhe permite vender mais e melhor, beneficiando de todas as vantagens que um canal de venda online pode trazer.

Fácil de utilizar, configurada em apenas alguns minutos e integrada no próprio software, esta solução garante uma customer journey de excelência com claros benefícios para o gestor, entre os quais:

  • Gestão de stocks em tempo real;
  • Templates prontos a utilizar;
  • Análises detalhadas de resultados;
  • Métodos de pagamento seguros.

Ou seja, esta é uma oportunidade única para que as empresas acompanhem a evolução digital. Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC, destacou numa talk recente que pode ver ou rever aqui, que há fatores críticos de sucesso que as empresas devem trabalhar para que a aposta no e-commerce atinja os objetivos pretendidos.


São eles:

  1. A segurança de todo o processo;
  2. O conforto de quem compra;
  3. Disponibilidade total: uma loja online aberta a qualquer hora, todos os dias da semana.


No fundo, apostar na presença digital de uma empresa é ir ao encontro das oportunidades de mercado e, com o PHC CS E-Commerce este investimento não só possibilita o cumprimento da nova regulação do IVA de e-commerce na UE, como pode dar toda uma nova amplitude ao negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *